terça-feira

Feliz 2007 para todos!

Com o início de mais um ano, pretendo neste blog ir dando notícias e até dicas dos trabalhos que faço. Pois a criação do mesmo foi com a intenção de tentar também ser útil para quem o vizualize. Nesta postagem colocarei a origem do quilling que é uma técnica que gosto muito de fazer. Gasta-se muito tempo, mas o resultado é maravilhoso!

ORIGEM DO QUILLING


Quilling palavra inglesa que significa acção de franzir, encanudar.
A técnica do quilling é antiga, e, especula-se se surgiu na Idade Média. Começou por uma imitação da filigrana, trabalho de ourivesaria feito com fios de ouro ou prata, delicadamente entrelaçados e soldados. Actualmente é uma técnica utilizada na decoração e ornamentos.
Fala-se que entre o século XV e XVII, com o surgimento do estilo gótico, que se caracterizava pela presença de elementos decorativos, especialmente formas lanceoladas e extremamente trabalhadas, a técnica ganhou força. Era comum presentear reis e rainhas com colares e pulseiras de material precioso feito através do quilling. Chegou inclusive a fazer parte dos dotes de princesas.
Com o passar do tempo, a técnica tornou-se popular. O papel, o plástico e o tecido foram os materiais que substituíram o ouro, a prata e o latão usado na confecção de jóias ou na decoração dos templos e igrejas medievais. A técnica exige muita paciência e uma certa destreza nos dedos, já que, geralmente são trabalhos detalhados mas que exigem um efeito irregular mas ordenado.
Actualmente, esta técnica está mais ligada ao artesanato decorativo e a terapia. Sua confecção no papel ganhou infinitas formas e vários adeptos.

Informação colhida da Internet e da revista brasileira Mãos de Ouro - nº 34